segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Banda Hillbilly Conta Sobre a Formação da Banda e a Diferença Entre o Sertanejo e o Country



Como vocês se conheceram?

                Foi através de um site na internet que o Rafael, Paulinho e Nelson se conheceram, e marcaram de se encontrar em um shopping, o próximo passo foi escolher músicas para o repertório, e a escolha recaiu sobre duas, em especial: “The World” [Brad Paisley] e 99,9% Sure [Brian MCcomas].

Como a banda HILLBILLY se formou?

                Em meados de abril de 2007, por intermédio do mesmo site, entrou o Fábio. Um mês depois, apareceu o Geison, que veio somar e dar o tempero que a banda buscava. Logo a banda já estava embalada nos ensaios para abalar as estruturas na estreia. O primeiro show da HILLBILLY aconteceu em 18 de agosto de 2007 no "Elite Music Show" em São Bernardo do Campo - SP, em formato acústico, dando assim a oportunidade para a banda ingressar no cenário Country. Desde então a HILLBILLY não parou mais, e sempre se apresenta em casas conhecidas do gênero, em São Paulo. Sempre pensando na qualidade de nosso som, no finalzinho do ano passado, nosso amigo Guto (ex-tecladista da Blacksmith), veio para a HILLBILLY para dar um reforço na parte de harmonia da banda.




Por que o nome HILLBILLY?

                HILLBILLY, na verdade é um termo, muito interessante que confunde algumas pessoas, tanto quando falam ou quando escrevem. Já ouvimos e lemos varias versões do tipo; Rio Bili, Riubilly, HilBil, até Kill Billy já saiu, rsrs. Agora corretamente: HILLBILLY, que grossamente traduzido seria CAIPIRA. Ahhhhhhhhh então é isso? Sim, mas não é só CAIPIRA que definiria o termo HILLBILLY, pode ser um estilo de vida como os caipiras do norte dos EUA dizem. Ser um HILLBILLY, não é só ser aquele caipira xucro, do mato que vive de pé no chão e de macacão, tomando Uísque de milho e fumando cigarro de palha e sim, aquelas pessoas que gostam da simplicidade da vida no campo, da tranquilidade e viver cercado de natureza e paz e que amam tudo o que fazem.

                A HILLBILLY Country Band, foi definida a partir desse conceito de simplicidade, de pessoas que fazem o que gostam e que vê na união, o melhor modo de seguir adiante e enfrentar os obstáculos da vida, que já não são poucos, mas que consegue dividir entre todos para resolvê-los da melhor forma possível. As músicas que tocamos, são na sua essência, algo que busca sempre o conceito HILLBILLY, mesmo que ela seja mais “moderninha”, do que esse nome possa sugerir... rsrs, porem acreditamos na importância de não deixamos de buscar a beleza da simplicidade que muitas vezes, pode estar oculta aos olhos das pessoas.

                Pois bem, HILLBILLY (Caipira), possui várias definições, mas daí vem à pergunta: - O que é ser um HILLBILLY na verdade? Na minha humilde opinião seria algo mais ou menos assim: Alguém que gosta de ser simples e demonstrar amor por tudo o que faz, que cultiva suas amizades, respeita a família, gosta de ser quem é sem frescura e não se importa em ser rotulado pelo que faz ou deixa de fazer. Fique a vontade para definir você que está lendo, o que é ser “HILLBILLY”, pois cada um pode ter sua própria definição do que é ser um “CAIPIRA”, já que é uma palavra que abre várias possibilidades e perspectivas.

                Então, digo que ser um HILLBILLY é muito bom e gratificante, pois ajuda a mostrar um lado da pessoal, que muitas vezes fica escondido por vergonha, esquecimento ou algo do tipo. Então por tudo isto e mais um pouco, escolhemos um nome para esta nossa querida banda, que SINTETIZA o que somos. E hoje, temos o nome da banda, como se fosse o sobrenome de cada um de seus integrantes: HILLBILLY!!!



Quais são as influências da banda?

Bom cada membro da banda veio de um segmento musical diferente, o que acreditamos ser muito bom na formação das ideias musicais e elaboração dos arranjos, mais juntando tudo, o que temos em comum são: Alan Jackson, Johnny Cash, Willie Nelson, Jimmie Rodgers, Hank Williams, Johnny Rivers, Creedence Clearwater Revival, BR5-49 , George Strait, Zac Brown Band… e por aí vai…


O que vocês acham do country no Brasil?

Olha... Quem ler pode até considerar isso em tom de “desabafo“ mesmo... Acreditamos que o Country seja um estilo que necessita ser mais bem trabalhado e divulgado aqui no Brasil, visto que em meados de 1998 a 2000, teve seu auge, devido à presença de grandes artistas americanos no Brasil, mas que logo depois, virou um estilo que ficou restrito a poucas casas de shows e pouco público. Chega a ser engraçado ver nos rodeios por aí, artistas cujo estilo de musica que tocam, não tem nada em comum com o “estilo do campo” por assim dizer, falta mais músicas de raiz, veja bem; Temos que lembrar que estamos em um mundo moderno, globalizado falar outra língua é imprescindível, então porque não ouvir e entender o que esta outra cultura do campo, que é tão parecida com a nossa, que tem tanto em comum conosco, que os músicos “Sertanejos”, tanto copiam, porque não prestar atenção no que eles têm a nos dizer? Se você ler a tradução da musicas Country, verá que as letras também falam de balada e bebedeira, mais também são lindas, românticas, com muita poesia ou falando da vida do campo, com o mesmo sentimento humano de quem tem estreito contato com a natureza...

A HILLBILLY é um exemplo verdadeiro e comprovado de que, o Country feito no Brasil, surpreende os gringos, tanto quanto os peões daqui que estão lá na PBR, e que, diga-se de passagem, de tão excelente atuação, até teste antidoping andam sugerindo a fazer em nossos peões... sentimos na pele de que realmente nosso som surpreende os gringos, pois, quando nosso guitarrista postou um vídeo no Youtube, em que ele apresenta o solo da música “Welcome to the Future”, do recém-lançado álbum de Brad Paisley, “American Saturday Night”, já no dia seguinte, para sua surpresa, recebeu um comentário no twitter oficial do cantor. A mensagem postada foi a seguinte: “He says hes still workin on it but trust me,hes playin it better than I am at this point”. Traduzindo: “Ele diz que ainda está praticando. Mas acredite! Ele está tocando melhor que esta parte”. Seguida da mensagem, existia o link para o vídeo de Rafael. “E qual não foi sua surpresa no dia seguinte ao ver que o próprio Brad Paisley havia postado aquele vídeo em seu Twitter oficial”, comemoram os músicos da HILLBILLY. “Isso me rendeu uns cinco minutos de fama”, comentou Rafael, que recebeu mais de 2.000 visitas no vídeo em menos de dois dias.

                Enfim, acreditamos que para o Country voltar a acontecer, com força, a mídia deve ser mais agressiva, mostrando o que há de bom também lá fora, e as bandas e amadores desse estilo, devam tocar com consciência, fazer direito e bonito, fazendo jus a essa parte importante da História da música, e adaptar às mudanças e novidades para que daqui, o Country não suma de vez.



O que vocês acham da diferença entre o Country e o Sertanejo no Brasil??

Para quem não sabe, o estilo “Sertanejo” de que tanto gostamos, tem origem dos trabalhadores do campo dos Sul dos Estados Unidos, Inglaterra e até da Irlanda, a “Country Music” nasceu dessa mistura sulista, com o “Pai-de-Todos” o Blues. Aonde a sua evolução e suas descendências geraram o Rock and Roll.

O “Sertanejo” que se faz aqui, nunca foi novidade nenhuma, nem mesmo os “modão” são novidades, pois acredito que sejam variações do Country Americano copiado, com a influência “Latina” vinda do México, e também em outro extremo do Brasil, o sul, trouxe influencias dos pampas com suas “Harpas” presentes na época etc... Acredito que aconteceu de diferente e paralelamente, realmente aqui na mesma época em que o Country lá evoluía, é a genuína “Música Caipira Raiz”, estes sim merecem muito respeito. Seria até redundante citar Tião carreiro e Pardinho para definir o que é música Caipira de raiz, pois eu acredito que Tião Carreiro signifique para nós Brasileiros, o que para eles, Jimmie Rodgers representa. Heheheh... (Nos EUA, Jimmie Rodgers é conhecido como o Pai da Música Country).

“... ele tem razão: suas convicções são firmes. Ele acredita no que faz. Na sua música, na minha letra, na primeira voz do Pardinho... Que sorte eu tenho em ter o Tião Carreiro prá cantar meus versos..."
(Palavras de Lourival dos Santos, autor de célebres composições gravadas por Tião Carreiro)

Para uma boa comparação entre o que é Musica Sertaneja e o que é Country Music, basta analisar os sentidos literais de cada termo: A tradução de Country é “Campo” e Sertanejo significa “Que vive no sertão” então temos praticamente uma equação: Musica do Campo e Musica do Sertão = Musica do “povo caipira” ou seria HILLBILLY music of the people?
Pra nós tanto faz, o que importa é a melodia ser dançante e agitada, “ter pegada”. Pois uma se traduz pela outra, são a mesma coisa, porem em outro idioma, com outras influências regionais. É importante destacar isso, pois ser CAIPIRA ou HILLBILLY não é só questão de pátria, país, é questão de regionalismo também. Veja bem e analizemos juntos; Quem mais literalmente vive no sertão aqui no Brasil? Os caipiras do interior do sudeste ou do interior no Nordeste? Quanta poesia existe na musica nordestina não é? E se for analisar, e levar ao pé da letra, então a música nordestina deveria ser chamada de Sertanejo não é mesmo? Tião carreiro deveria ser chamado de pagodeiro? Pois ele é conhecido como criador e REI DO PAGODE...??? (... Dizem que o pagode é um gênero musical brasileiro que teve origem no Rio de Janeiro, derivado do samba dos fundos de quintais. Porem o fato é que virou uma forma pejorativa e preconceituosa que esta palavra assumiu, pois na verdade, o pagode não é exatamente um gênero musical. Pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. Prova de que o nome em nada tem a ver com o ritmo, e que a música “Pagode de Brasília” gravada por Tião Carreiro em 1959, cuja roupagem em nada lembra nenhuma das variações do samba.).

É tudo uma questão cultural, regional!

Pra quem conhece a citação acima ”senzalas”, e quem conhece a História do Blues perceberá facilmente o “sinônimo” citado, de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria. (...”Blues” é um gênero musical onde a Country Music, bebeu muito desta fonte, Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas "spirituals" e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos “escravos” libertos.)

Hoje, um dos pontos que faz com que a discrepância entre Country e Sertanejo, pelo menos na música, seja tão grande, é o sucesso que o sertanejo universitário faz. Outro ponto a ser levado em conta, é o fato do idioma. Ele é muito relevante e mostra que o povo Brasileiro apesar de tudo, é “patriota” e aprecia o que é feito no país, mesmo que muitas vezes as músicas brinquem com a inteligência do povo, revelando letras mal feitas e muitas vezes sem sentido. Na verdade o que está importando no final das contas é a harmonia da música que faz o povo dançar e não prestar muita atenção nessas letras.



Por que o country não faz tanto sucesso no Brasil quanto nos outros países?

                O motivo é o exposto na questão anterior, o IDIOMA. Um fato a ser levado claramente em conta. Em alguns locais que fazemos shows, é visível essa questão, pois normalmente o público pede para cantarmos músicas em português, pois não entendem o que a música diz...

Há o outro lado também, há tipos diferentes de pessoas que curtem Country, bons exemplos são aqueles que ficam na beira do palco cantando conosco, entendem, falam inglês, há as comitivas que são especializadas em dança Country, e que possui integrantes que só dançam exclusivamente no ritmo da Country Music, e há aqueles que não prestam muita atenção na letra, ou na maioria das vezes não entende direito, mas dançam muito por causa do balanço e do ritmo contagiante. Da mesma forma tem aqueles que curtem o sertanejo universitário, atrás de "azaração", e que se chacoalham ao som do "batidão" e não presta atenção nas várias letras mal feitas e mal acabadas.




E por que o sertanejo não faz tanto sucesso em outros países como no Brasil?

                Idem a questão anterior, mas tem outro fator que também deve ser levado em conta é o fator histórico. Países desenvolvidos raramente prestam atenção em coisas relacionadas a países de terceiro mundo ou “emergentes” como se diz atualmente, principalmente na música. São poucos os artistas que cantando em português, têm a oportunidade de fazer algum sucesso nos Estados Unidos por exemplo. Há anos atrás, a nossa Bossa Nova chegou a fazer um certo sucesso através de Tom Jobim e outros artistas do gênero, mas não durou muito tempo. Tornou-se lá fora o que o Country é hoje no Brasil, alguns amantes e pouca demanda.



Vocês já tocaram fora do Brasil? Se sim, como foi essa experiência?

                Infelizmente ainda não tivemos oportunidade, mas com certeza não descartamos a ideia. Já nos daríamos por felizes se houvesse espaço para nós e a Country Music nos rodeios do Brasil, imagine o quão “orgástico” seria tocar lá fora.



Quais são as expectativas da banda para 2011?

                Esperamos que não aconteça como em 2010, em que fizemos poucos shows em relação a 2009 e vimos o público migrar para outros estilos de música e casas fecharem. Iremos procurar uma solução, para alavancar as possibilidades e mostrar mais a cara dessa música que tanto gostamos e lutamos. Como diz o jargão popular “vamos pra cima”!!!
E contamos com a “A Galera do Chapéu” literalmente, para que nos auxilie, incentive e que venham juntos conosco nesta jornada, deixando comentários, críticas e sugestões em nossos e-mail, Site, Youtube, Myspace, Twitter, Orkut, Facebook etc...  Agradecemos de coração essa oportunidade e pelo convite que nos deixou muito honrados, agradecemos muito também, á todos que nos acompanham todos que comparecem sempre aos nossos shows, aquelas figuras carimbadas, não tenham dúvidas que vocês nos dão muita energia, esses são HILLBILLY, assim como nós somos! E para aqueles que ainda não viram nosso show, estamos de braços e coração abertos, pedimos que venham participar conosco, e nos deem o prazer de conhecê-los melhor, pois vocês poderão constatar que estamos todos na mesma sintonia e somos todos iguais, esmerando a Humildade, a paixão em comum pela musica, descontração no palco, e primazia pela qualidade dos nossos shows e do nosso som, garantimos honestamente, sem falsa modéstia ou arrogância que curtirão e muito, o melhor da música Country “ao vivo”! Isso é o que faz com que a HILLBILLY se destaque apresentando músicas dançantes e conhecidas dos frequentadores das casas Country e amantes do estilo...